Imagem de topo do banner

Confira cinco canais no Youtube que ensinam disciplinas escolares

Publicado em 16/11/2016 às 09:14:22

A maneira como a educação é trabalhada nas escolas foi transformada a partir das constantes mudanças tecnológicas. Uma delas é o vídeo e, principalmente, sua variante que ocupa a rotina da maioria dos jovens hoje: o YouTube. Uma pesquisa recente da E-Learning Infographics coletou a opinião de professores sobre o uso de vídeo em sala de aula. Confira alguns números:
 

  • • Para 68% dos professores, o conteúdo em vídeo estimula discussões em sala de aula;
  • • Enquanto isso, 55% acreditam que os vídeos auxiliam o professor a ser mais criativo;
  • • Na opinião de 62% dos entrevistados, os vídeos ajudam o professor a ser mais efetivo em sala de aula;
  • • E 66% consideram que o vídeo é uma grande ferramenta para aumentar a motivação dos estudantes.



Hoje, o YouTube tem mais de um bilhão de usuários, e esse número tende a aumentar, principalmente com a crescente popularidade dos chamados Youtubers. Mas, além de ser uma plataforma de entretenimento, ele também pode ser um ambiente para aprender. Separamos cinco canais do YouTube que ensinam disciplinas escolares de maneira divertida. Olha só:

1. Me salva!
Com mais de 900 mil inscritos, o canal tira as dúvidas dos alunos quando os assuntos são as disciplinas de exatas. Lá você encontra conteúdos tanto para Ensino Médio quanto para o Ensino Superior.

2. Aulalivre.net
Neste canal, é possível encontrar explicações para assuntos de diferentes disciplinas, sempre de maneira bem didática e fácil.

3. Biologia Total
Quer ficar craque em biologia? O canal Biologia Total traz bastante conteúdo sobre a disciplina, com a ajuda do Professor Jubilut, que dá um tom bem animado para as aulas. 

4. Física Fábris
Altamente indicado para quem tem dificuldade com essa matéria, o canal do Professor Fabrício traz vídeo-aulas que vão desde o básico até a física moderna.

5. Vestibulando Digital – Geografia
Fica a dica para quem quer saber mais sobre relevo, clima, vegetação e continentes. Esse é o canal que ensina geografia de maneira fácil.

Um pouco sobre o YouTube

A televisão feita por você. Esse é, basicamente, o significado da palavra YouTube. Enquanto “YOU” significa “você”, a palavra “TUBE” vem de uma gíria que se aproxima de “televisão”. Criado em fevereiro de 2005, pelos americanos Chad Hurley e Steve Chen, o objetivo era facilitar o compartilhamento de vídeos, já que demorava muito enviar por e-mail. Esse fenômeno da internet foi considerado a melhor invenção de 2006 pela revista americana Time. Legal, né?