Imagem de topo do banner

6 livros sobre aprendizagem colaborativa

Publicado em 05/01/2019 às 11:21:22

 

Capa do livro Aprendizagem colaborativa e docência online

Aprendizagem colaborativa e docência online

Marta Teixeira do Amaral Montes, Editora Appris, 2016
A era das redes sociais exige de professores e alunos uma concepção do mundo pela vertente da interação, demandando também novos comportamentos e competências de ambos no processo de ensino. Assim, a obra busca discutir como o ambiente virtual de aprendizagem pode propiciar momentos na vida acadêmica do estudante que contribuam para seu aperfeiçoamento intelectual, afetivo e ético.

 

 

Capa do livro Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula

Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula

Cristiano Gomes Lopes, Editora Appris, 2018
Como as novas ferramentas digitais e as redes sociais trazem novas perspectivas acerca da aprendizagem e do ensino de História? Para responder essa dúvida, o autor apresenta possibilidades de aprendizagem por meio do aplicativo de trocas de mensagem.

 

 

Capa do livro Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa

Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa

Carles Monereo e David Duran Gisbert, Editora Artmed, 2005
Tendo como ponto de partida as narrativas vindas de personagens de uma escola de ensino médio, os autores apresentam diferentes métodos de aprendizagem cooperativa. Cada narração é acompanhada por uma ficha ilustrativa, com a metodologia em questão comentada detalhadamente e elementos de reflexão para facilitar sua aplicação.

 

 

Capa do livro Metodologia participativa e as técnicas do ensino-aprendizagem

Metodologia participativa e as técnicas do ensino-aprendizagem

Ilma Passos Alencastro Veiga, Editora Crv, 2016
Assim como ocorre na sociedade globalizada, na qual diversos cenários estão interconectados, as políticas educacionais exigem, também, a interdependência entre reflexão, investigação e ação. O livro apresenta o conceito de ensino de forma abrangente, tendo como alvo a articulação de inúmeras dimensões, como a relação do professor com o aluno e como traçar objetivos e avaliar nesse contexto participativo. É destinado a profissionais da educação, formadores e estudantes, visando compreender o processo educativo e divulgar os resultados de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

 

 

Capa do livro Planejando o trabalho em grupo

Planejando o trabalho em grupo

Elizabeth G. Cohen, Editora Penso, 2017
Com base em anos de pesquisa e experiência docente, a nova edição traz atualizações sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir ambientes escolares equitativos. Inclui as descobertas das mais recentes pesquisas sobre trabalho em grupo, revela como a atividade em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente.

 

 

Capa do livro Dinâmica de grupo x competências na educação. Estratégias para auxiliá-lo em suas atividades

Dinâmica de grupo x competências na educação. Estratégias para auxiliá-lo em suas atividades

Marisol Vincensi Massaroli, Editora Appris, 2016
O livro tem como objetivo contribuir com estudantes, professores, gestores, líderes, psicólogos, consultores e todos os profissionais que tenham necessidade de pesquisar ou trabalhar os temas competência, dinâmica de grupo e educação. O foco da obra é o entendimento do ser humano como um ser sistêmico e integral e o desenvolvimento de pessoas, grupos e equipes em sala de aula.

Crédito da imagem principal: monkeybusinessimages – iStock