Imagem de topo do banner

Deixem as crianças serem crianças

Publicado em 25/09/2016 às 13:34:27

Toda criança chega ao mundo pesquisando. Pesquisa com os sentidos, com o corpo, com as percepções, com as palavras. “Por que? Como? Quando? Onde?”, pergunta. Desde bem pequena ela se revela criadora infinita de perguntas e hipóteses, buscando respostas e compreensão sobre fatos, fenômenos, ações, reações. ... Leia mais

Metódo Zentangle ajuda criança a relaxar por meio do desenho

Publicado em 25/09/2016 às 12:53:24

Zentagle é um método fácil e divertido de relaxar por meio da da criação de imagens baseadas em padrões estruturados. Ele foi criado pelos americanos Rick Roberts e Maria Thomas, e possui uma enorme lista de benefícios como relaxamento, esvaziar a mente, combater a insônia, inspiração, aliviar o stress, aprimorar a coor... Leia mais

Cada um aprende de um jeito

Publicado em 25/09/2016 às 12:34:55

Existem crianças altas e baixas, loiras e morenas, gordas e magras. Algumas nasceram em lares com pai, mãe e irmãos, todos alfabetizados e leitores. Outras nem conhecem os pais, moram com os avós, os tios, um parente distante. Muitas viajam nas férias. Conhecem o mar, o mato e gente de lugares variados. Há quem nunca tenha saído do bairro em que nas... Leia mais

Quando o computador ajuda a aprender

Publicado em 20/09/2016 às 15:48:11

Uma pesquisa que acompanhou 400 alunos de ensino médio de uma escola pública de Araraquara, interior paulista, identificou benefícios do uso de recursos tecnológicos em sala de aula, principalmente em relação a estudantes com dificuldades de aprender. O estudo, liderado por Silvio Fiscarelli, professor do Departamento de Didática da Faculdade de Ci&... Leia mais

Como montar o laboratório de informática e fazer uma boa gestão deste espaço

Publicado em 19/09/2016 às 10:19:27

O computador e a internet já são uma realidade nas escolas. Pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita (FVC) ao Ibope mostra que a falta de recursos não é mais obstáculo para a maioria das instituições. O levantamento, feito em 400 escolas públicas de 13 capitais, mostrou que 98% têm computador, e 83%, acesso à... Leia mais

Deeper Learning. Aprendizagem mais profunda

Publicado em 18/09/2016 às 17:29:18

Você já ouviu falar de Deeper Learning? A tradução seria algo como "aprendizagem mais profunda" e sua base se consiste em 4 passos:Learn (Aprender), Do (Fazer), Apply (Aplicar) e Show (Mostrar/Expor).  Quando se aplica o Deeper Learning em uma sala de aula, o objetivo é motivar e desafiar os aluno... Leia mais

Professores contam como usam redes sociais e aplicativos em aula

Publicado em 18/09/2016 às 16:58:33

Uma das coisas que mais empolgam quem acompanha práticas inovadoras na Educação é ver docentes usando criativamente ferramentas do dia a dia com suas turmas. Isso mostra que, de maneira relativamente simples, é possível inovar com o que temos à mão – e isso inclui redes sociais, muitas vezes consideradas grandes concorrentes pela at... Leia mais

Educar não é transferir conhecimento, mas tornar possível sua construção

Publicado em 18/09/2016 às 12:18:50

Quando falamos das Escolas da Floresta em nossas palestras, é bastante comum sermos questionadas sobre como é possível acontecer tudo do lado de fora. Recentemente, em um desses encontros, algumas professoras com expressões de dúvida e indignação perguntaram: Mas não tem uma sala com carteiras para eles escreverem? Como el... Leia mais

Lista de material dos alunos de Cingapura Cabo USB_alicates e tablets

Publicado em 18/09/2016 às 08:24:37

Crianças de quatro anos brincam com o BeeBot, abelha-robô usada no ensino de programação, em Cingapura. IDA Rah Pahtib é mais baixinho que as outras crianças da sua idade. Tem 11 anos, olhar inteligente e língua rápida. É franzino, mas tem aprumo suficiente para explicar num só fôlego, sem travar, como criou o s... Leia mais

Reggio Emilia escolas feitas por professores, alunos e familiares

Publicado em 17/09/2016 às 09:08:13

A criança é feita de cem. /A criança tem cem mãos/ cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar./ Cem sempre cem/ modos de escutar/as maravilhas de amar. Cem alegrias/ para cantar e compreender./Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/ para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ ce... Leia mais